JOEMA CARVALHO – 5 Navalhadas
JOEMA CARVALHO – 5 Navalhadas

JOEMA CARVALHO – 5 Navalhadas

1. Imagine que acabaram de lançar uma biografia sobre você. Qual é o título? Apresente a sinopse. 

Título: A Biolírica de Joema Carvalho. Os primeiros poemas da Joema aconteceram quando tinha cinco anos. Na adolescência e, depois com a engenharia florestal, passou a incorporar os termos técnicos de física, química e biologia na sua escrita. Nesta linha, vieram projetos: Coletânea Tuira (organizadora/autora), Grupo de Ecocrítica/UFPR, capítulo do livro As frutas silvestres de H. D. Throreau e as frutas brasileiras e os dois livros dela o Crônicas de Uma Jornada Florestal e Luas & Hormônios.

2. Indique dois/duas navalhistas que não podemos esquecer. São duas pessoas que escrevem: uma que já se foi e sua obra não teve a devida atenção que merece, a segunda uma pessoa que escreve em nossos dias e devemos ficar de olho.

Gisela Maria Bester e Aline Bischoff

3. O que podemos esperar de sua literatura?

Um ser humano inter e intra conectado com o meio que vive e a sua natureza. Por mais que ele acredite que esteja dissociado, graças a sua sapiência, não se livra da dinâmica e características de sua autoecologia. A biolirica da minha literatura é feita de seres humanos, não humanos, cenários, percepções minhas e ironia.

4. Se a partir de hoje a vida te tirasse a possibilidade de fazer literatura, quem você seria?

Eu seria uma engenheira florestal pela metade, como já fui, sem a literatura.

5. Se você tivesse ciência de que estava escrevendo seu último texto, que mensagem você gostaria de deixar? 

Sem dúvida nenhuma, a vida sempre sempre foi relativa e incerta. Estes dois princípios, cientificamente, têm explicado a nossa existência. E o que temos de mais próximo do sagrado.


Joema Carvalho – Engenheira florestal e escritora. Autora dos livros: Crônicas de Uma Jornada Florestal (2024) e Luas & Hormônios (2010, 2020). Coautora do Livro Entre Botânicas Decoloniais: As frutas silvestres de H. D. Throreau e as frutas brasileiras (2022). Organizadora do eBook Tuíra ed. Amazon (2020,2022). Participou de coletâneas nacionais e internacionais e de projetos literários. Membro da Academia Poética Brasileira – APB, Academia Brasileira de Letras – ABL Paraná e do Grupo de Ecocrítica – GECO/UFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *