5 Navalhadas – WILSON VIEIRA
5 Navalhadas – WILSON VIEIRA

5 Navalhadas – WILSON VIEIRA

1. Imagine que acabaram de lançar uma biografia sobre você. Qual é o título? Apresente a sinopse. 

“Iminência de um Parto” é a expressão da vida antes dos primeiros suspiros de um autor. Anseios e dúvidas alimentam o futuro escritor abrigado em um ventre que o empurra ao nascimento. Enquanto não nasce, ele não escreve, mas, pensa. Sonha em materializar em livros muitas histórias que não viveu por estar nas entranhas de um ventre prenhe, maturando-o, preparando-o para um mundo desconhecido, contudo, idealizado. Como será seu nascimento? As afiadas navalhas poéticas ajudarão neste parto?

2. Indique dois/duas navalhistas que não podemos esquecer. São duas pessoas que escrevem: uma que já se foi e sua obra não teve a devida atenção que merece, a segunda uma pessoa que escreve em nossos dias e devemos ficar de olho.

Pastor Braga eternizou a história de Santa Luzia-Ma em versos antes de sua partida. Henning Winter, jovem escritor maranhense, não é só promessa de qualidade poética é certeza de que a poesia grita até mesmo no silêncio.

3. O que podemos esperar de sua literatura?

Gosto de imaginar o leitor na minha frente, por isso, busco escrever dialogando direto com ele. Além do mais, sou fascinado em escrever finais inesperados.

4. Se a partir de hoje a vida te tirasse a possibilidade de fazer literatura, quem você seria?

Eu seria um feto abortado com literatura natimorta.

5. Se você tivesse ciência de que estava escrevendo seu último texto, que mensagem você gostaria de deixar? 

Temos o costume de falar que o futuro está à frente e o passado é algo que ficou para trás. Contudo, deixo essa reflexão: Gosto de pensar que o passado é algo que conseguimos lembrar, enxergar porque vivemos, sendo assim, está na parte visível, a nossa frente. O futuro não aconteceu, não conseguimos ver, está na parte não visível, por isso está atrás.


Wilson Vieira

Wilson Vieira é de Santa Luzia-MA, graduado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Professor nas Redes Públicas Municipais de Santa Luzia-MA e Santa Inês-MA. Além de se arriscar na escrita de contos e poemas, é Coordenador dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Produção Textual na Secretária Municipal de Educação de Santa Luzia. Atualmente está cursando Mestrado em Letras na Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *