WILSON VIEIRA – Iminência do nascimento de um escritor [conto]
WILSON VIEIRA – Iminência do nascimento de um escritor [conto]

WILSON VIEIRA – Iminência do nascimento de um escritor [conto]

Não sei quando nascerei. Se de parto normal, se é que seja normal o que está para acontecer. Mas algo me diz ser natural. Uma coisa que não se pode evitar.  Muitos se escondem, porém nasceram e permanecem no anonimato. Outros tentam atenção pós-parto, entretanto o mundo é cruel e não se agrada de todos os choros. 

Ainda adormeço. Gesto em um ventre por nascer. Será prematuro ou de tempo? De seis, sete ou dez, talvez? É inútil arriscar. Sei que não quero nascer antes do tempo, mas nem imagino o tempo certo. Também não quero passar do ponto, principalmente se for ponto-final. Algo me diz que a vida é curta. Ela é cheia de interrogações, exclamações, pontos que continuam outros que pausam, mas um único final. Não quero desperdiçar o que ainda não vivi. 

Sinto que tenho que nascer. Sair. Tenho tanta vontade de escrever o que penso. Mas me sinto incapaz. Não estou pronto. Enquanto isso, vivo aqui dentro só pensando, imaginando como será lá fora escrevendo sem pontos-finais.

 Pensar já está enfadonho. Quero sair para falar, escrever esses pensamentos. Imagino como é difícil escrever pouco e pensar muito. Como é complexo escrever muito e ainda não dizer tudo que penso.

Enquanto não nasço, não escrevo, mas penso. Sonho em materializar em livros muitas histórias que não vivi, porque me encontro nas entranhas de um ventre prenhe, maturando seu filho, me preparando para o que há de vir no mundo que não conheço, mas idealizo. 

Nascerei. Sinto que as contrações já estão vindo e o ventre que me acolheu me expulsa agora. Ao nascer poderei, enfim, oralizar e grafar o que penso para finalmente nascer para a vida. VIVER!


Wilson Vieira

Wilson Vieira é maranhense da cidade de Santa Luzia. Atua como professor efetivo da rede pública municipal em sua cidade natal e na cidade vizinha, Santa Inês. Além de se arriscar na escrita de contos e poemas, foi Coordenador dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Produção Textual na Secretária Municipal de Educação de Santa Luzia nos anos de 2022 a 2024. Atualmente é mestrando em Letras pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA no Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal – PPGLB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *