Em Sociedade do Crachá, Renato Baroni nos convida a uma reflexão profunda, entregando aos leitores uma história que nos atravessa. O autor, com uma escrita perspicaz e bem-humorada, disseca a cultura das ruas, revelando as engrenagens que movem as relações humanas, como solidariedade, companheirismo e amizade, além dos desafios enfrentados pelos indivíduos nesse cenário.
A obra é permeada por um humor inteligente e uma ironia sutil, que tornam a leitura leve e agradável, mesmo diante de temas complexos que nos levam a refletir sobre nossos próprios comportamentos e valores.

Somos instigados a torcer por Lufe logo nas primeiras páginas. Com seu carisma e inteligência, ele nos mostra um mundo que as pessoas em situação de rua conhecem muito bem: a fome. A cada virada de página, o leitor passa a refletir sobre aqueles considerados invisíveis em nossa sociedade. A obra nos toca, nos incomoda e nos instiga, por ser tudo muito intenso.
A linguagem acessível e a narrativa envolvente tornam a leitura fluida e prazerosa.
O livro Sociedade do Crachá foi publicado pela editora Ases da Literatura em 2023, participando da Bienal do Rio de Janeiro no mesmo ano. Por ora, aguarda uma nova parceria editorial para ser novamente publicado. Sucesso ao autor Renato Baroni!

Renato Baroni – Natural de Nova Iguaçu, Renato é graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio, mas sua real formação literária se deve às bancas de jornal e aos gibis da Turma da Mônica na sala de espera do psicólogo infantil.
Seu primeiro texto literário “Tempo Maldito” foi eleito o terceiro melhor conto da editora Lendari no biênio 2018-19 e está disponível nas antologias “Dos Mortos – Ano Um” e “Prêmio Deusa Lendari.” Em seguida lançou a antologia “A Jornada – Os Doze Contos do Herói” (Lendari 2023), de criação e organização próprias. Em 2022, se mudou para São Paulo, onde a população em condição de rua excede em número a população integral de 80% dos municípios brasileiros. Diante dessa realidade, escreveu Sociedade do Crachá, sua primeira publicação solo (virá em 2023).